12 de junho de 2013

Riba d'Ave Hóquei Clube

 
* A origem do hóquei é muito antiga, sendo que muitos relatórios sugerem que este jogo surgiu há 4000 anos atrás, antes do nascimento de Cristo, tendo sido jogado por diversos povos na Roma, Escócia, Egito e América do Sul.
 
Existem pelo menos três modalidades de hóquei diferentes, o hóquei em campo (mais tradicional) em que os jogadores utilizam uns patins de quatro rodas, o hóquei de sala em que os jogadores estão desprovidos de patins mas sim de sapatilhas, e o hóquei em gelo sendo que os patins utilizados possuem uma lâmina em vez de quatro rodas, para que o desporto possa ser praticado no gelo.
 
O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste desporto é utilizado o seguinte equipamento: patins, stick e bola. Quanto ao stick, a sua curvatura que vemos hoje foi desenvolvida entre os anos de 1957-1980, sendo que até aí eram utilizados vários utensílios, como simples paus, tanto retos como curvados.
  
 
* O Riba d'Ave Hóquei Clube, fundado em Janeiro de 1972, foi um dos clubes de hóquei em patins frequentado por mim, na minha infância, e pelo meu irmão, um dos melhores jogadores de todos os tempos, tendo recebido várias medalhas e taças ao longo dos anos.
 
Uma das suas grandes aventuras foi o campeonato em França, ao qual foram convocados, tendo ido com ele e os meus pais no autocarro, junto com toda a equipa. Poucas são as lembranças, ainda era muito pequeno, mas daquilo que me recordo, valeu muito a pena...
 
Posteriormente, e já em idade adulta, deixou Riba de Ave pelo FAC (Famalicense Atlético Clube) que, na minha opinião, foi apenas um triste acontecimento.

1 comentário: