11 de setembro de 2013

De 1816 ao Século XXI

 
* Da esquerda para a direita:
 
El-Rei D. João VI (1816/1826)
"D. João VI altera as armas régias de modo a ficarem de acordo com a nova denominação oficial de Reino Unido de Portugal e Brasil. Assim, as armas reais ficaram assentes em esfera armilar de ouro forrada de azul e a coroa imperial surge com véu vermelho."
 
Monarquia Constitucional (1830/1910)
"A Monarquia Constitucional, por decreto de 1830, determina que o campo da bandeira passa a ser bipartido. As armas reais assentes no centro da junção dos dois campos deixam de ostentar a esfera armilar. É neste período que se distingue definitivamente o Pavilhão Real, estandarte de fundo vermelho, da Bandeira Nacional de fundo azul e branco."
 
República (1910/Século XXI)
"Com a Implantação da República, o novo regime optou por modificar as cores do campo, escolhendo o verde e o rubro, cores utilizadas desde a primeira sublevação republicana em 1891. A coroa foi retirada e novamente introduzida a esfera armilar, símbolo do Império. A importância do novo símbolo foi acentuada com a festa da bandeira realizada a 1 de dezembro de 1910. O decreto regulador fixa definitivamente esta bandeira em Junho de 1911."

Sem comentários:

Enviar um comentário